top of page

Comunicação de Risco [3-7]

 

     

      O benzeno é um líquido incolor e límpido à temperatura ambiente.

      Tem odor a gasolina e é altamente inflamável.

      Evapora rapidamente e é pouco solúvel em água.

01

Onde se encontra o benzeno e como é utilizado?
 

 

O benzeno é formado por processos naturais ou atividades humanas. Os vulcões e incêndios florestais são fontes naturais de benzeno, assim como o petróleo, gasolina e fumo do tabaco. Algumas industrias usam o benzeno para fabricar outros compostos utilizados para fazer plásticos, resinas e fibras sintéticas. Encontra-se também em lubrificantes, borrachas, detergentes e pesticidas.

Fig. 5 - Incêndio florestal, fonte natural de benzeno

02

Como posso estar exposto ao benzeno?
 

 

O benzeno que existe no ar exterior é proveniente das estações de serviço, fumo de tabaco (maior fonte de exposição), motores e industrias. Pode ser encontrado, no ar interior (maior quantidade que no exterior), em produtos como colas, tintas, ceras e detergentes.

 

Este pode contaminar a água potável por derrames de tanques de armazenagem ou depósitos de resíduos perigosos. Trabalhadores de industrias que produzem ou utilizam podem ser expostos a uma maior quantidade de benzeno.

03

Como é que o benzeno atua?
 

 

O benzeno afeta o bom funcionamento das células. Na medula óssea, interfere com a produção de glóbulos vermelhos, o que poderá levar a anemia. Pode também, danificar o sistema imunitário alterando a quantidade de anticorpos e a perda de glóbulos brancos.

 

Numa exposição ao benzeno, a gravidade da intoxicação depende da quantidade da dose, via e tempo de exposição, assim como da idade e condição física do exposto.

04

Quais os sintomas/sinais imediatos da exposição ao benzeno?
 

 

A pessoa exposta ao benzeno pode apresentar os seguintes sinais/sintomas após minutos e até algumas horas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se o vómito for devido à ingestão de comida ou bebida contaminada com benzeno, este pode dirigir-se para os pulmões e causar problemas respiratórios e tosse. O contato direto com os olhos, pele ou pulmões pode causar lesão e irritação locais.

 

Estes sinais/sintomas não significam, necessariamente, uma exposição ao benzeno.

05

Quais os riscos da exposição crónica?
 

 

A exposição crónica (1 ou mais anos) de benzeno afeta principalmente o sangue. Afeta a medula óssea (diminuição dos glóbulos vermelhos), causando anemia. Provoca hemorragias e afeta o sistema imunitário (diminuição dos glóbulos brancos), aumentando assim o risco de infeções. A exposição a longo prazo de grandes quantidades de benzeno no ar pode desencadear leucemias.

 

Alguns estudos mostram toxicidade em fetos de rato e coelho por inalação de benzeno pela mãe, o que causa redução do tamanho do feto. Apesar disso, não é teratogénico para os fetos estudados, mesmo em doses tóxicas para a progenitora.

06

O que fazer quando exposto ao benzeno?
 

 

Se o benzeno foi libertado para o ar, a primeira ação a fazer é deixar a área afetada e procurar ar fresco. No caso de o benzeno ter sido libertado no exterior, deve-se abandonar o local, dirigindo-se para uma zona segura. Se a exposição ocorreu num espaço fechado, deve-se deslocar para o exterior do edifício.

 

 

Em casos de contato direto deve fazer o seguinte:

 

Contacte o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) > 808 250 143

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

''Mantenha a calma. Não se precipite, mas não perca tempo!''

 

 

bottom of page